10 grandes incêndios que abalaram o mundo

Grandes desastres sempre fizeram parte da história da humanidade. E muitos desses desastres foram causados pelo fogo. Apesar de implacáveis, já houve até incêndios que acabaram tendo um lado bom (você verá logo abaixo). Então, eis aqui dez incêndios que são lembrados até hoje:
.

10. Edifício Joelma
No dia 1 de fevereiro de 1974 o Edifício Joelma foi palco daquele que provavelmente é o mais famoso já visto na cidade de São Paulo. Tendo se iniciado devido a um curto-circuito, o fogo se alastrou por todo o edifício, deixando um saldo de 191 mortos e mais de 300 feridos.

9. Londres
A capital inglesa sofreu muito com incêndios ao longo de sua história. O de 1666, porém, foi até considerado benéfico em certo ponto. O fogo queimou as áreas da cidade que eram foco da peste bubônica, ajudando a erradicar a peste. O número de mortes, inclusive, foi pequeno: apenas 6 pessoas.
02

8. Amsterdam
Em 1421 um incêndio destruiu um terço da cidade, que tinha quase todas as casas de madeira. Como se isso não bastasse, em 1452 um novo incêndio foi ainda pior: queimou três quartos da cidade. Depois disso os habitantes foram obrigados a reconstruir as casas em alvenaria e sem telhados de palha.
03

7. Kopenhagen
Em 1728 a capital da Dinamarca foi atingida por um incêndio que durou 3 dias e destruiu um terço da cidade. Depois disso foi criado um sistema de bombeamento rápido de água, mas quando a cidade foi vítima de um novo incêndio em 1795 ele não pode ser usado por um motivo inusitado: ninguém encontrou a chave do local.
04

6. Chicago
A edição do Chicago Tribune de 8 de outubro de 1871 já trazia o alerta de que qualquer faísca poderia causar um incêndio de grandes proporções, devido à seca. Nesse mesmo dia a cidade foi tomada pelo famoso incêndio que matou 300 pessoas e deixou 100 mil desabrigadas. E, sim, foi iniciado por uma faísca.
05

5. Gran Circus Norte-Americano
Em 17 de dezembro de 1961 um incêndio criminoso destruiu aquele que era o maior circo da América Latina. Na ocasião, 3.000 pessoas assistiam ao espetáculo quando a lona começou a pegar fogo. Mais de 500 pessoas morreram, a maioria delas eram crianças.
06

4. Boston
Em 1872 a cidade de Boston foi vítima de um incêndio que trouxe prejuízos gigantescos ao município. Por ter acontecido na região central, muitas empresas foram destruídas. Várias companhias de seguro acabaram falindo tentando pagar as indenizações às vítimas.
07

3. King’s Cross
Conhecida por ser o local onde os bruxos pegam o Expresso de Hogwarts, a King’s Cross St. Pancras é a maior estação de trem metropolitano de Londres. No dia 18 de Novembro de 1987 um incêndio iniciou-se nas antigas escadas de madeira e 31 pessoas morreram.
08

2. Roma
No ano 64 d.C. Roma foi devastada por um incêndio de grandes proporções, que se alastrou por 10 de suas 14 zonas. Embora costume-se apontar Nero como causador proposital do incêndio, a verdade é que o imperador estava fora da cidade quando ele começou.
09

1. LZ 129 Hindenburg
No dia 6 de maio de 1937 o monstruoso dirigível construído pela Luftschiffbau-Zeppelin GmbH saiu de Hamburgo, na Alemanha, com destino a New Jersey, Estados Unidos. Durante as manobras de pouso um incêndio tomou conta da aeronave, matando 36 dos 97 ocupantes.
10


Postar um comentário

0 Comentários