10 excelentes documentários brasileiros

Muita gente os considera demasiadamente chatos. E, definitivamente, eles estão longe de ser o tipo de filme que forma filas gigantescas nos cinemas. Mesmo assim, os documentários têm seus fãs fieis e uma produção em boa quantidade. Separamos aqui dez que foram feitos no Brasil que podem despertar seu interesse por esse maravilhoso gênero do cinema:
.

10. Cidade de Deus – 10 Anos Depois
Nesse documentário o cineasta Cavi Borges mostra o que mudou na vida dos intérpretes do filme dez anos após seu lançamento. O grande número de depoimentos, porém, fez com que ele só pudesse ser lançado três anos depois do esperado.

9. Maranhão 66
Nesse curta-metragem Gláuber Rocha documenta a posse de José Sarney como governador do Maranhão. Contém cenas impensáveis nos dias atuais, como a população gritando “Sarney, Sarney” e aplaudindo efusivamente sua fala sobre combate à corrupção.

8. Mamonas para sempre
O filme de Claudio Khans narra a meteórica trajetória da banda que se tornou um dos maiores fenômenos da música brasileira. A crítica deu de ombros, mas vale assistir pela nostalgia.

7. Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos
Nesse filme de 1999 Marcelo Masagão nos traz histórias de pequenos e grandes personagens do século 20. Sem falas, sem narração e sem linha cronológica, o documentário aborda conflitos, loucura e a banalização da vida e da morte.

6. O Prisioneiro da Grade de Ferro
Sob direção de Paulo Sacramento, o filme retrata a vida de detentos do Carandiru. O detalhe é que as cenas dentro do presídio foram filmadas pelos próprios presos. Muito bem recebido pela crítica, faturou diversos prêmios internacionais.

5. Subterrâneos do Futebol
Ótimo para quem quer entender como era o meio futebolístico 50 anos atrás. Nesse curta-metragem Maurice Capovilla mostra como havia menos glamour no futebol de antigamente, mas como o sonho de ascensão social dos jogadores era o mesmo de hoje.

4. Homem Comum
Durante 20 anos Carlos Nader acompanhou o motorista de caminhão Nilson, filmando seu cotidiano, suas relações familiares, suas alegrias e angústias. A intenção de Nader era entender como o homem comum se sentia em relação a questões complexas sobre a vida e a existência.

3. A Cobra Fumou
Dirigido por Vinícius Reis, o filme conta a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. mesclando entrevistas com os pracinhas e imagens do Arquivo Nacional, é um documentário ótimo para quem quer entender o contexto que levou o Brasil a entrar na guerra.

2. Raul – O Início, o Fim e o Meio
Para quem é fã do Maluco Beleza, o filme de Walter Carvalho é imperdível. Conta com depoimentos de grandes nomes da música brasileira e amigos de Raul Seixas, além de vários vídeos raros do acervo familiar.

1. Ilha das Flores
Considerado um dos melhores documentários brasileiros de todos os tempos, o filme mostra, a partir de um tomate, o abismo social que existe no Brasil. Extremamente aclamado pela crítica, o curta de Jorge Furtado vale a pena ser visto.


Postar um comentário

0 Comentários