15 dicas de sobrevivência que todo mundo precisa saber

Se algum dia você se encontrar em uma situação inesperada, é bom ter certos conhecimentos para maximizar suas chances de sobreviver e pedir ajuda.
Leitores do portal The Bored Panda compartilharam dicas e truques simples, que podem salvar sua vida ou de um conhecido:

Como pedir ajuda em uma área pública

Se você se ferir ou precisar de ajuda em um lugar público, direcione seu pedido a uma pessoa, não para a multidão. Quando alguém grita por ajuda em meio a um grupo grande, todo mundo pensa que outra pessoa vai ajudar, e não faz nada. Esse fenômeno conhecido é chamado de “efeito espectador”.

Como saber se alguém está se afogando


O afogamento dos filmes e da TV não se parece com um afogamento real. Quando alguém está se afogando, raramente grita e não consegue agitar seus braços ao redor. Ao invés disso, geralmente apenas se debate na superfície por pouco tempo, ofegante, antes de submergir.

Se você cair na água e não souber nadar, não entre em pânico. Você não precisa ser capaz de se locomover; apenas tem que boiar. Prenda a respiração e deixe-se flutuar para a superfície.

Busque abrigo se o seu cabelo começar a arrepiar antes de uma tempestade


Se você estiver ao ar livre durante uma tempestade e seu cabelo começa a arrepiar, procure abrigo imediato. Você pode ser atingido por um raio em breve. Se não houver nenhum lugar para se esconder dentro de 15 segundos de movimento, agache-se e agarre seus tornozelos. Caso seja atingido por um raio, isso dará a corrente um caminho direto até o chão, possivelmente minimizando os danos.

Como quebrar uma janela de carro


Vamos supor que você esteja preso em um carro, ou se afundando, e precise quebrar a janela do veículo. Todos os encostos de cabeça se soltam e as pontas de metal podem ser usadas para quebrar o vidro.

O que fazer se tiver um objeto cravado em uma ferida profunda


Não puxe objetos como facas, vidros e lascas de uma ferida profunda. Eles podem estar selando ou retardando o fluxo de uma artéria, de forma que a pessoa pode sangrar rapidamente até a morte se você os retirar. Coloque pressão em torno do objeto para diminuir o sangramento, até que a ajuda emergencial chegue.

Como descobrir se você está sendo seguido


Se você acha que está sendo seguido, vire à direita quatro vezes. Já que você estará dando a volta em círculos, ninguém deveria te seguir. Caso o façam, você pode estar com problemas. Se você pensa que alguém está te seguindo, não vá para a casa; dirija-se a uma delegacia de polícia.

O que fazer se você estiver sendo amarrado


Se estiver sendo amarrado e conseguir, expanda seu peito o máximo que puder, de forma que fique mais fácil se mexer depois. Tencione os músculos, inspire e expire profundamente e estique os braços e as pernas para criar mais espaço.

O que fazer se for pego em uma correnteza


Se você for pego em uma correnteza, nade na horizontal, de forma paralela à costa, em uma velocidade confortável. Não se preocupe se você estiver se afastando cada vez mais. Continue nadando, e eventualmente você estará fora da correnteza e poderá lentamente voltar para a costa. Se tentar nadar contra ela, pode se cansar e se afogar.

O que fazer se estiver perdido no deserto ou em uma área remota


Se você se perder, a primeira coisa a fazer é parar de se mover. Sente-se e acalme-se. Se você ceder ao pânico, tudo ficará pior.

A coisa mais importante para ter consigo é um espelho ou qualquer outra superfície reflexiva. No caso do deserto, sempre que um avião sobrevoar a região em que você se encontra, você pode refletir a luz em direção a ele e aumentar suas chances de ser encontrado. Em qualquer lugar que você esteja, pode usar o reflexo para sinalizar que precisa de ajuda.
Vale notar que o sinal universal para a necessidade de ser resgatado é agitar os dois braços para cima e para baixo. Se você acenar para qualquer veículo de passagem, é menos provável de ser ajudado. Se não puder usar os dois braços, existe outra maneira universal de pedir ajuda: fazer qualquer sinal três vezes. Três tiros, três apitos, três flashes de uma lanterna, três flashes de um espelho refletivo, etc. Apenas certifique-se de que eles estejam suficientemente espaçados (pelo menos um segundo), e não repita o mesmo pedido imediatamente.
Além disso, se você ficar encalhado ou perdido com um veículo, não o abandone para procurar ajuda. É muito mais difícil enxergar uma pessoa do que seu veículo. Além disso, se for um carro, ele pode fornecer abrigo, além de ter boas superfícies reflexivas para sinalizar socorro. Se seu carro quebrar em uma área remota isolada da civilização, você também pode considerar queimar um pneu durante o dia para que alguém veja a fumaça espessa e negra e te encontre. Tome cuidado para não começar um incêndio florestal, no entanto.
Se estiver a pé, olhe para trás de vez em quando. Se você estiver sendo observado por um predador, ao se virar, você estraga o elemento surpresa, e eles provavelmente vão desistir ou pelo menos dar-lhe tempo para fugir. Se você se virar e ver alguma coisa, comece a fazer barulho. Não fique quieto, e não dê as costas se você achar que ele se foi. Afaste-se devagar o máximo que puder.

Use um cinto como torniquete


Se você trabalha em torno de objetos cortantes, como sucata de metal, chapas metálicas ou qualquer construção ou fábrica, use sempre um cinto. Esse objeto pode servir como um torniquete e salvar uma vida.

O que fazer se alguém tiver uma convulsão perto de você


Não tente mover ou acordar a pessoa. Em vez disso, comece a cronometrar quanto tempo faz que ela está convulsionando, tire qualquer objeto de seu caminho e chame uma ambulância.

Essa dica é válida para qualquer situação, mas, se você conhece alguém que tem epilepsia, pode perguntar a ele o que mais pode fazer no caso de presenciar uma convulsão.
Vale observar que, quando alguém acorda depois um ataque, geralmente fica confuso e pode não ter certeza de onde está ou de quem é você. Não há problema em dizer “você teve uma convulsão, mas está tudo bem. Eu sou fulano, e você está aqui em tal lugar”.

Como identificar se alguém está tendo um derrame


Existem alguns sinais que podem te ajudar a identificar se alguém está tendo um derrame. Primeiro, uma parte do rosto, geralmente apenas de um lado, pode parecer caída ou congelada, difícil de se mover. Isso pode ser reconhecido por um sorriso torto. Fraqueza também é comum, o que pode ser notado se a pessoa for incapaz de levantar totalmente o braço. Por fim, dificuldades de fala podem estar presentes, seja na incapacidade de conversar ou de compreender diálogo. Se notar algum dos sintomas acima, o tempo é essencial. Chame uma ambulância ou vá ao hospital.

Use bebida alcoólica como desinfetante


Em caso de emergência, qualquer bebida alcoólica pode ser usada como esterilizante ou desinfetante. Escolha um destilado forte, como vodca, para limpar feridas, afastar mosquitos ou outras pragas, e até manter seus dentes e gengivas em boa forma.

Como fazer uma bússola


Uma bússola improvisada pode ser feita usando um objeto de metal magnetizado. Digamos que você possua um clipe, uma agulha ou algo do tipo. Para magnetizá-lo, esfregue-o contra o cabelo, a pele ou um material como seda cerca de cem vezes. Em seguida, coloque-o em uma folha que possa flutuar na água e certifique-se de que não haja vento. O objeto deve começar a apontar para o norte – sul. Tenha cuidado para que nenhum outro objeto de metal esteja próximo.

O que fazer se você ver um cão de serviço sem o dono


Se um cão de serviço procurar por você, localize imediatamente seu dono, pois ele pode estar usando um último esforço para conseguir ajuda. Cães de serviço normalmente ajudam pessoas com deficiências orgânicas ou motoras. Eles possuem coleiras com informação médica. Se um desses cachorros tentar chamar a sua atenção, pode ser porque seu dono está desmaiado ou precisa de ajuda. O cão já fez tudo o que foi treinado para fazer, e este é seu último recurso. [TheBoredPanda]
______________________________________________________________________
OFERTAS EXCLUSIVAS PARA LEITORES DESSA POSTAGEM: https://www.magazinevoce.com.br/magazinemichelferrarone/

Postar um comentário

0 Comentários