Você costuma cutucar os dentes e a gengiva com palito de dentes? Pois não deveria.
A dentista e porta-voz da American Dental Association, Dra. Sally Cram, explica por quê.
O problema
O palito de dente é a mais antiga ferramenta de limpeza dental que existe. Fósseis de dentes de 7.500 anos indicam que humanos já usavam pauzinhos de madeira para limpá-los bem antes do advento das escovas de dentes.
Mas isso é por que eles não tinham uma alternativa melhor. “A melhor analogia que dou aos meus pacientes é: você cutucaria sua pele com um pau? Não, né? Então, por que faz isso com sua gengiva?”, argumenta a Dra. Cram.
A questão é: palitos de dentes são de madeira e são afiados. A Dra. Cram já atendeu pacientes que acabaram com farpas em suas gengivas, seguidas de infecções.
O palito de dente é rígido e, enquanto pode até ser usado para empurrar grandes pedaços de comida entre os dentes, não é bom passá-lo debaixo da gengiva ou, ao invés de retirar as bactérias e a placa, você vai simplesmente irritá-la ou possivelmente danificá-la.
Prefira o fio dental
No geral, a dentista explica que existem melhores e mais seguras opções de limpadores interdentais no mercado.
O fio dental, ou alternativas como algum tipo de palito de plástico com borracha na ponta, são mais suaves e flexíveis, sendo capazes de descer sob a gengiva, remover a placa e não danificar o tecido. [BusinessInsider]
0 Comentários