Grupo de cientistas sugere aumentar a idade da adolescência para até 24 anos

Um grupo de cientistas do Royal Children’s Hospital, um hospital da Austrália, sugere que está na hora de mudar o período de anos que define a adolescência.
Atualmente, a adolescência vai dos 10 aos 19 anos. Os pesquisadores acreditam que podemos considerar adolescentes pessoas com 10 a 24 anos.
Seus argumentos para os benefícios que viriam com essa mudança estão detalhados em um artigo publicado na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health.

A adolescência e as leis

Talvez você esteja pensando que essa discussão não é relevante, uma vez que a adolescência em si não está legalmente vinculada a direitos ou concessões. Ser considerado um adolescente é mais um insulto do que qualquer outra coisa, não é mesmo?
Tradicionalmente, definimos a adolescência como o período entre a infância e a idade adulta, ou seja, o período desde a puberdade até a realização de um papel adulto na sociedade.
Logo, esse período sempre serviu como uma espécie de “guia” para os legisladores. Por exemplo, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, a idade de 18 anos é considerada a idade de consentimento em que as pessoas podem fazer escolhas sobre seus corpos e seu papel na sociedade, e também podem votar e servir nas forças armadas. Algo semelhante ocorre no Brasil: 18 é a idade em que somos obrigados a votar e a servir no exército, e também é a idade em que podemos beber álcool e em que podemos dirigir – embora seja proibido fazer essas duas coisas ao mesmo tempo, lembrem-se, queridos adolescentes e adultos.
Em seu artigo, os pesquisadores sugerem que, devido a mudanças físicas e sociais, este pode ser o momento de considerarmos aumentar o fim da adolescência por alguns anos.

Cérebro imaturo

Já mudamos esse período uma vez, para baixo. Isso porque hoje os jovens se desenvolvem mais cedo do que seus pais e avós. Por exemplo, muitas meninas menstruam em torno de 10 anos de idade, enquanto a norma costumava ser aos 14 anos.
Se podemos diminuir a idade da adolescência para 10 anos, também podemos aumentá-la para 24.
Uma das principais razões para isso é que novas pesquisas têm indicado que o cérebro adolescente não para de se desenvolver até bem depois de seus 20 anos.
Então, quão maduras são realmente as pessoas com 18 anos a 24 anos?

E a sociedade…

Além disso, a sociedade mudou.
No Reino Unido, a idade média de casamento subiu, do início dos 20 anos para o início dos 30. Além disso, os jovens em média não saem de casa até os 25 anos de idade. Essa tendência provavelmente é vista em outros países ocidentais.
As expectativas dos pais e outros adultos na sociedade também mudaram – muitos pais agora esperam que seus filhos morem com eles por mais tempo, o que levou à constatação de que algumas políticas precisavam mudar. Nos Estados Unidos e no Brasil, por exemplo, reclamações de pais têm forçado companhias de seguros a permitir que seus filhos permaneçam dentro de seus planos por mais tempo.
A extensão da idade da adolescência, segundo o grupo de pesquisa australiano, ajudaria na elaboração de leis destinadas a proteger os jovens e também a ajudá-los no caminho árduo que leva à idade adulta.
O que você acha? [MedicalXpress]

Postar um comentário

0 Comentários