WhatsApp lança aplicativo exclusivo para negócio em alguns países, incluindo o Brasil

O WhatsApp lançou oficialmente uma nova versão do seu aplicativo, chamada “WhatsApp Business”, em alguns mercados selecionados, incluindo Brasil, Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA.
Essa ferramenta é voltada para clientes empresariais. Enquanto o app mantém muitas das características já conhecidas de seu serviço de mensagens, existem algumas funções extras na versão Business, como “mensagem de boas-vindas” personalizadas, “respostas rápidas” programadas que informam, por exemplo, se o pedido foi aceito ou solucionam principais dúvidas, bem como uma mensagem de “ocupado” ou “fechado”, que avisa se o dono do negócio não está disponível para conversar com o cliente naquele horário, e quando poderá respondê-lo.

Baixe

Por enquanto, o app é dirigido a pequenas empresas, gratuito e disponível apenas em Android.
Basicamente, ajuda os donos de negócios que utilizam o serviço de mensagem com frequência a se conectar melhor com seus clientes e a estabelecer uma presença oficial no WhatsApp.
Esse lançamento, no entanto, faz parte de um plano mais amplo do Whatsapp para gerar receita cobrando empresas maiores por ferramentas avançadas para se comunicar com os seus clientes, através de uma plataforma agora utilizada por bilhões de pessoas em todo o mundo. A versão Business é o ponto de entrada neste mercado.
Você pode baixá-la aqui.

O WhatsApp ainda não informou quando o aplicativo comercial será oferecido no mundo todo, ou quando uma versão iOS será disponibilizada. A companhia confirmou que priorizou a plataforma Android depois de pesquisar com empresas onde o WhatsApp é usado de forma proeminente, mas que planeja suportar outras plataformas no futuro.

Mais detalhes

O Whatsapp começou a verificar contas comerciais como parte do seu programa piloto em setembro de 2017. As contas verificadas receberam uma marca como forma de demonstrar sua autenticidade.
Com o novo WhatsApp Business chegando, as pequenas empresas podem configurar seus perfis, preenchendo informações como uma descrição comercial, e-mail, endereço e site.
O WhatsApp diz que as pessoas saberão quando estão conversando com um negócio porque essas contas serão listadas assim. Com o tempo, algumas delas se tornarão “Contas Confirmadas”, depois que o WhatsApp verificar o número de telefone da conta com o número de telefone da empresa.
Uma vez estabelecida no WhatsApp, a empresa pode usar uma série de ferramentas fornecidas pelo aplicativo, com tecnologia similar à que você encontra hoje no Facebook Messenger. As empresas também poderão acessar as estatísticas de mensagens, como o número de mensagens lidas, e podem enviar e receber mensagens do desktop via WhatsApp Web.
Para o usuário geral do WhatsApp e cliente, não há mudança. Ele poderá enviar mensagens normalmente para contas de negócios, bem como bloqueá-las e reportar spam. Além disso, as empresas só poderão entrar em contato com pessoas que forneceram seu número de telefone e concordaram em receber mensagens do negócio.

Próximos passos

No futuro, o aplicativo oferecerá uma versão voltada para grandes empresas com uma base de clientes global – como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. No passado, deu a entender que cobraria por essa solução.
Presumivelmente, ela será construída em cima do atual produto WhatsApp Business.
De acordo com dados citados pela empresa de pesquisa Morning Consult, mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil disseram que usam o WhatsApp para se comunicar com seus clientes e expandir seus negócios.
Logo, o aplicativo indica quão crítico é esse lançamento, a fim de atender as necessidades desses usuários.
O WhatsApp se recusou a dizer quantas empresas estão atualmente utilizando a nova versão. [TechCrunch]

Postar um comentário

0 Comentários