É isso que acontece com seu corpo quando você segura o xixi

Você sabia que a bexiga adulta pode conter até meio litro de xixi antes de você sentir vontade de ir ao banheiro?
A partir desse ponto, seu corpo é avisado de que você precisa aliviar a bexiga pela parede desse órgão, que está cheia de pequenos receptores capazes de enviar uma mensagem ao seu cérebro quando ele já atingiu sua capacidade.
Felizmente, a maioria de nós tem controle total sobre a função de nossas bexigas, então, quando recebemos essa mensagem, podemos optar por esvaziá-las imediatamente, ou segurar o xixi por mais um tempinho.
Mas o que exatamente causamos no nosso corpo ao decidirmos pular a ida ao sanitário?

O problema

A curto prazo, os esfíncteres cilíndricos em sua bexiga se fecham firmemente para evitar que a urina escape através de sua uretra.
Esses pequenos músculos são ótimos no que fazem, mas eles começam a falhar quando você os utiliza de forma consistente durante muito tempo. É como um trabalhador muito esgotado por anos de esforço contínuo com pouco descanso.
Por exemplo, se você tem a mania de segurar xixi várias vezes por semana – digamos, um caminhoneiro que faz longas viagens e não gosta de parar -, está se sujeitando a efeitos muito sérios a longo prazo, incluindo maior risco de infecção.

Consequências

Segurar o xixi pode enfraquecer seus músculos da bexiga, o que pode levar à retenção urinária – a temida condição que o impede de esvaziar completamente sua bexiga quando você faz xixi, o que significa que você passa a sentir vontade de ir ao banheiro o tempo todo.
Também expõe seu corpo a bactérias potencialmente prejudiciais, o que pode aumentar suas chances de contrair uma infecção do trato urinário ou da bexiga.
Como qualquer outra infecção, essas podem se complicar e se tornar fatais. E há ainda uma outra forma bizarra pela qual segurar o xixi pode ser mortal: sua bexiga pode estourar.
Isso é muito raro, obviamente. Na maioria dos casos, as pessoas acabam urinando involuntariamente antes de qualquer rompimento ocorrer. Quando isso acontece, é quase sempre porque a bexiga já estava danificada por algum motivo.
Mas é melhor garantir, não é mesmo? Da próxima vez que você sentir preguiça de levantar da cama ou do sofá apesar dos apelos de seu corpo, lembre-se de que você pode ser presenteado com consequências muito desagradáveis. [ScienceAlert]

Postar um comentário

0 Comentários