10 partidos políticos brasileiros que deixaram de existir

Desde 1822 existem partidos políticos no Brasil. Os mais de 30 que existem atualmente contrastam com centenas que foram extintos de lá para cá, com ideologias e motivações das mais diversas possíveis. Conheça, então, alguns dos partidos que fizeram parte da democracia brasileira desde o Império:
.
10. Partido de Reedificação da Ordem Nacional
Enéas Carneiro fundou o PRONA em 1989 para poder se candidatar à Presidência da República e sempre foi o dono do partido. Um ano antes de sua morte, em 2007, o partido fundiu-se ao Partido Liberal para formar o atual PR.

9. Ação Integralista Brasileira
Apesar do slogan “união de todas as raças e todos os povos”, foi um movimento inspirado no fascismo italiano. Idealizado em 1932 por Plínio Salgado, teve apenas cinco anos de existência.

8. Partido Regressista
Foi fundado em 1831 com o objetivo de combater a anarquia que, segundo eles, existia no país durante a regência do Padre Feijó. Chegou ao poder em 1837 e ficou até 1840, quando D. Pedro II foi declarado capaz de assumir o trono.

7. União Democrática Nacional
A UDN surgiu em 1945, com forte oposição ao populismo de Getúlio Vargas. Concorreu à Presidência da República em três oportunidades, sendo derrotado em todas. Em 1960 apoiou a bem-sucedida campanha de Jânio Quadros e acabou extinto cinco anos depois.

6. Partido Trabalhista Renovador Brasileiro
A primeira tentativa do folclórico Levy Fidelix de criar um partido foi em 1993, a partir de uma dissidência do antigo PTR. Sem muito sucesso, o partido foi encerrado em 1995 e apenas mudou a ordem das palavras para dar lugar ao PRTB.

5. Partido Republicano Paulista
Nascido em abril de 1873, o PRP foi o primeiro movimento republicano moderno no país. Revezou-se no poder com o Partido Republicano Mineiro, no que ficou conhecido como República do Café com Leite. Foi extinto em 1937.

4. Partido da Boa Vontade
O radialista Alziro Zarur, fundador da Legião da Boa Vontade, criou o partido em junho de 1964, pois tinha a intenção de se candidatar a presidente. No ano seguinte, porém, o Ato Institucional nº 2 do governo militar extinguiu diversos partidos, incluindo o PBV.

3. Partido da Reconstrução Nacional
Oriundo do antigo Partido da Juventude e carregado de dissidentes do PMDB, do PSDB e do PDS, foi fundado em 1989 para lançar Fernando Collor à Presidência. Em 2001 o PRN deixou de existir e deu lugar ao atual PTC.

2. Partido dos Aposentados da Nação
Criado em 1998 para defender os interesses dos aposentados, o PAN ficou conhecido graças ao bordão de seu presidente Osmar Lins, que sempre gritava “Peroba neles” na propaganda eleitoral. Em 2006 fundiu-se ao PTB.

1. Aliança Renovadora Nacional
O ARENA foi criado em 1965 e era conhecido como o partido oficial da ditadura militar. Teve seu fim em 1979, quando o multipartidarismo voltou a ser permitido no país, e deu origem ao PDS.

_______________________________________________________________________
OFERTAS EXCLUSIVAS PARA LEITORES DESSA POSTAGEM: https://www.magazinevoce.com.br/magazinemichelferrarone/

Postar um comentário

0 Comentários