Descubra 6 espécies de animais que foram extintas nesta década

Nessa década de 2010, infelizmente, muitas espécies de animais foram extintas. Com efeito, isso ocorreu devido a uma série de fatores tais como: destruição do habitat natural pelos seres humanos, introdução proposital de espécies invasoras nos habitats naturais de certos animais, poluição, desmatamentos por conta do agronegócio ou ainda mudanças climáticas.
Serão listadas adiantes algumas espécies que foram extintas nessa década.

1. Uma das espécies extintas nessa década: ave-das-canas (Acrocephalus luscinius)

Trata-se de uma espécie de ave cantora de pequeno porte e que esteve presente em diversas partes do planeta, mas principalmente nas ilhas do Pacífico. Não é vista desde 1969, mas foi oficialmente extinta em 2016.

2. Toutinegra de cana de Garret (Acrocephalus musae )

Essa espécie de ave foi criada em meio a bambuzais na Polinésia Francesa e os naturalistas registraram o animal até o começo do século XX. Devido à introdução forçada de gatos e ratos selvagens nas ilhas, essa espécie foi oficialmente extinta em 2016.
Toutinegra de cana de Garret. (Fonte: iGoTerra/Reprodução)

3. Coruja-serra-afiada das Bermudas

Um estudo atual de fósseis nas Bermudas descobriu que havia uma espécie exclusiva de coruja na ilha de Bermudas no século XVII. Devido à derrubada de árvores pelos colonizadores e à vinda de predadores invasores, como gatos e ratos, ela foi declarada extinta em 2014.
Coruja-de-serra das Bermudas. (Fonte: Marcelo Rugene/Pinterest/Reprodução)

4. Iznik shemaya (Alburnus nicaeensis)

O Iznik era um peixe de água doce encontrado na bacia do lago Iznik, na Turquia, até o fim do século XX. Por conta da indústria pesqueira, que encheu o lago com outras espécies, ele acabou desaparecendo por completo e após pesquisas e tentativas de capturas, foi declarado extinto em 2014.
Alburnus. (Fonte: By Harka, Akos/Wikimedia/Reprodução)

5. Lagarto de Santa Lúcia (Alinea luciae)

Este lagarto natural do Caribe não havia sido mais visto desde 1937. Após intensos estudos, que não foram bem-sucedidos em encontrar o animal, ele foi considerado extinto em 2015.
Lagarto de Santa Lúcia. (Fonte: Karl Questal e Joseph Burgess/Reprodução)

6. Ratos-cangurus (Bettongia anhydra)

Pesquisadores conseguiram coletar apenas uma espécie de rato-canguru, também conhecida como rato-canguru-do-deserto. Desde 1933, ele não é mais visto. Por conta disso e depois de vários esforços na tentativa de encontrá-lo, foi classificado como extinto em 2016.
Rato-canguru. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)

Fonte 

Postar um comentário

0 Comentários