O abacaxi é uma fruta tropical rica em vitaminas, enzimas e antioxidantes. Eles podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico, fortificar os ossos e auxiliar digestão. Além disso, apesar de ser doce, os abacaxis tem poucas calorias.
Os abacaxis são membros da família das bromélias e é a única bromélia que produz frutos comestíveis. A fruta é feita de muitas bagas individuais que crescem juntas em torno de um núcleo central. Cada escama de abacaxi é uma flor individual, ou baga.
Os benefícios nutricionais do abacaxi são tão atraentes quanto sua anatomia única. “O abacaxi contém grandes quantidades de vitamina C e manganês”, disse a nutricionista Laura Flores, de San Diego. Essas frutas tropicais também são uma boa maneira de obter importantes fibras alimentares e bromelina (uma enzima).
Além de ter grandes quantidades de manganês, que é um importante antioxidante, o abacaxi também contém grandes quantidades de tiamina, uma vitamina B que está envolvida na produção de energia.
Apesar de toda a sua doçura, uma xícara de pedaços de abacaxi contém apenas 74 calorias, de acordo com o banco de dados nacional de nutrientes do USDA. Abacaxis também são livres de gordura, sem colesterol e com baixo teor de sódio. Não é de surpreender que eles contêm açúcar, com cerca de 14 gramas por xícara.
FATOS NUTRICIONAIS
Aqui estão os dados nutricionais do abacaxi cru, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA:
Porção : 1 xícara de pedaços (165 g)
Quantidade por porção:
- Calorias – 74
- Gordura Total – 0g
- Colesterol – 0mg
- Sódio – 2mg
- Potássio – 206 mg
- Carboidratos totais – 19,5 g
- Açúcares – 13,7 g
- Proteína – 1g
- Vitamina C – 28mg
- Cálcio – 21mg
O perfil nutricional do abacaxi enlatado é diferente do abacaxi cru. De acordo com o USDA, o abacaxi enlatado é tipicamente mais calórico e mais rico em açúcar. Também contém menos vitaminas e minerais. Se você optar por abacaxi enlatado, tente comprá-lo sem adição de açúcar ou procure uma variedade que seja enlatada em suco de frutas em vez de calda.
O abacaxi contém uma quantidade significativa de vitamina C, um antioxidante solúvel em água que combate os danos celulares, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Oregon State University. Isso torna a vitamina C uma útil ferramenta contra doenças cardíacas e dores nas articulações, por exemplo.
Uma xícara de pedaços de abacaxi cru contém 2,6 mg de manganês, um mineral importante para o desenvolvimento de ossos fortes e tecido conjuntivo, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Um estudo de 2020 também sugeriu que o manganês poderia ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2 em mulheres na pós- menopausa.
A variedade de vitaminas e minerais no abacaxi também traz muitos outros benefícios à saúde. Por exemplo, “o abacaxi pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular, uma doença que afeta os olhos à medida que as pessoas envelhecem, devido em parte à sua alta quantidade de vitamina C e aos antioxidantes que contém”, disse Flores.
Como muitas outras frutas e vegetais, o abacaxi contém fibra, que é essencial para regular e manter o intestino saudável, de acordo com a Clínica Mayo .
Mas, ao contrário de muitas outras frutas e vegetais , o abacaxi contém quantidades significativas de bromelina, uma enzima que quebra proteínas, que pode ajudar na digestão, de acordo com a American Cancer Society. Vários estudos sugeriram que a bromelina também pode ser útil no tratamento da osteoartrite.
A inflamação excessiva é frequentemente associada ao câncer e, de acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, a bromelaína e outras enzimas proteolíticas demonstraram aumentar as taxas de sobrevivência de animais com vários tumores.
Flores observou que, por causa de seus níveis de bromelina, o abacaxi pode ajudar a reduzir a coagulação excessiva do sangue. Isso torna o abacaxi um bom lanche para quem fica muito tempo sentado como pessoas em longas viagens e voos ou com qualquer outro risco de coágulos sanguíneos.
Além de ter muita vitamina C, a bromelina do abacaxi pode ajudar a reduzir o muco na garganta e no nariz em combinação com o mel, de acordo com um estudo da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Então, se estiver tossindo por causa de um resfriado, como um pouco de abacaxi. Pessoas com alergias podem querer incluir de abacaxi em suas dietas com mais regularidade para reduzir o muco a longo prazo.
RISCOS DE SAÚDE
“Como o abacaxi é um ótimo amaciante de carne, comer demais pode resultar em sensibilidade na boca, incluindo lábios, língua e bochechas”, disse Flores. “Mas, [isso] deve se resolver dentro de algumas horas.” Mas se a sensação persistir, ou se você tiver uma erupção cutânea, urticária ou dificuldades respiratórias, deve procurar ajuda médica imediatamente, pois pode ter uma alergia ao abacaxi .
Flores apontou um possível ponto negativo para os altos níveis de vitamina C do abacaxi. “Por causa da alta quantidade de vitamina C que o abacaxi contém, consumir grandes quantidades pode induzir diarréia, náusea, vômito, dor abdominal ou azia”, disse ela.
Além disso, quantidades extremamente altas de bromelina podem causar erupções cutâneas, vômitos, diarréia e sangramento menstrual excessivo, de acordo com o Medical News Today. A bromelina também pode interagir com alguns medicamentos. Aqueles que tomam antibióticos, anticoagulantes, anticonvulsivantes, barbitúricos, benzodiazepínicos, medicamentos para insônia e antidepressivos tricíclicos devem cuidar para não comer muito abacaxi.
Comer abacaxi verde ou beber suco de abacaxi verde é perigoso, de acordo com o departamento de horticultura da Universidade de Purdue. Abacaxi verde é tóxico para os seres humanos e pode levar a diarréia e vômitos graves. Você deve evitar comer muito do miolo do abacaxi, pois isso pode causar a formação de bolas de fibra no trato digestivo.
BIBLIOGRAFIA
- Natalie Butler, R.D., L.D., Megan Ware, RDN, L.D. Everything you need to know about pineapple
- Maimunah Mohd Ali, Norhashila Hashim, Samsuzana Abd Aziz, Ola Lasekan, Pineapple (Ananas comosus): A comprehensive review of nutritional values, volatile compounds, health benefits, and potential food products
- Morton, J. 1987. Pineapple. p. 18–28. In: Fruits of warm climates. Julia F. Morton, Miami, FL. hort.purdue.edu/newcrop/morton/pineapple.html#Food%20Uses
- Pineapple: Nutrition facts and health benefits. Live Science
0 Comentários