sexta-feira, 22 de junho de 2018

Esta árvore mágica produz 40 tipos diferentes de frutas

San Van Aken é um artista estadunidense que cria obras de arte vivas. Ele cresceu em uma cidade pequena no estado da Pensilvânia, e estudou artes no ensino superior. Anos depois, porém, sua infância na fazenda passou a fazer parte importante de seu trabalho artístico. Aken conta que seu trabalho “sempre foi inspirado pela natureza e pela nossa relação com a natureza”.
Ele ficou famoso em 2008 por criar a exposição “Eden”, com plantas malucas formadas por vários enxertos de diversas espécies. Mais tarde, ele criou a Árvore das 40 Frutas, que é tão incrível quanto seu nome sugere.
Projeção digital de como a árvore será quando for madura
O artista já criou 16 dessas árvores que envolvem 40 enxertos, e as espalhou por museus, centros comunitários e as vendeu para colecionadores particulares nos EUA todo, em estados como Massachusetts, New York, New Jersey, Arkansas e Califórnia.
Usando uma técnica que ele chama de “escultura através do enxerto”, Aken cria árvores que contêm galhos de pessegueiros, cerejeiras, ameixeiras, nectarinas e amêndoas. Algumas dessas plantas vêm de árvores raríssimas de mais de 150 anos de um antigo pomar.
Aken conta que em 2008 ficou sabendo sobre um pomar no estado de Nova York que seria fechado por falta de investimentos. Este único pomar tinha um grande número de espécies raras, antigas e nativas da região, espécies que hoje praticamente não existem mais por causa da pressão da agricultura comercial. Algumas das árvores que seriam perdidas tinham entre 150 e 200 anos.
Rascunho do artista
Para preservar essas valiosas árvores, Aken comprou o pomar e passou a estudar quando cada planta dava frutos. Depois de fazer uma linha do tempo, ele escolheu plantas que produziriam frutos em épocas diferentes e começou a planejar sua árvore mágica.
Para isso, ele escolheu uma árvore forte para ser o porta-enxerto, a base para as outras plantas. Depois de uma espera de dois anos para a base crescer, ele começou a adicionar lentamente enxertos das novas plantas. Essa árvore maluca passou o inverno inteiro se recuperando e na primavera teve a ponta dos enxertos podadas para incentivar a planta a crescer mais rápido.
Depois de cerca de cinco anos e vários enxertos, a Árvore dos 40 Frutos estava completa.
Durante a maior parte do tempo ela parece uma árvore comum, mas na primavera cada galho dá flores de uma cor diferente. Há flores brancas, roxas e de diferentes tons de rosa.
O artista conta que as pessoas que compraram uma dessas árvores estão muito felizes com o resultado. “Elas me contam que ela dá a variedade perfeita de frutos. Então ao invés de ter uma variedade que produz mais do que você sabe que pode comer, ela dá uma quantidade boa de cada uma das 40 variedades. Já que essas frutas ficam maduras em épocas diferentes, entre julho e outubro, você não fica inundado por frutas”.
A árvore é sem dúvidas muito eficiente e bonita, e o melhor de tudo é que preserva um pouco das espécies que estão praticamente extintas dos Estados Unidos. [Science AlertEpicurious]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Back To Top