As 18 maiores aquisições da indústria dos videogames

Janeiro de 2022 foi um marco na história dos videogames. Não só foram realizadas as duas maiores aquisições da história da indústria, como a tremenda compra da Activision Blizzard pela Microsoft por quase 70 bilhões de dólares, mas também a Sony fechou o mês ao adquirir a Bungie, a famosa criadora de Halo e Destiny.

E tudo indica que essa onda de passarem o cheque em diferentes estúdios não vai acabar tão cedo, pois as grandes empresas já demonstraram interesse em adquirir mais estúdios ao longo dos meses, então qualquer coisa pode acontecer.

Até o dia de hoje, foram realizadas 18 aquisições na indústria de jogos com valor superior a $1 bilhão de dólares, então aqui iremos revisar todas elas, da mais barata até a mais cara:

18 | Electronic Arts adquire a Codemasters por $1.2 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Em Dezembro de 2020, a Electronic Arts anunciou que estava adquirindo a Codemasters pelo valor simbólico de $1.2 bilhões de dólares. O estúdio é um talento dos jogos de corrida, sendo responsável por franquias como F1, Dirt e Grid. A compra foi concluída em Fevereiro de 2021.

Esta aquisição foi um tanto quanto inesperada, pois alguns dias antes, a Take-Two também anunciou que estava comprando o estúdio pelo valor de U$980 milhões, porém a Electronic Arts apareceu no último minuto com uma proposta ainda maior que a rival, e conseguiu levar a melhor.

Não levou muito tempo após a conclusão da compra para quase todos os jogos da Codemasters entrassem no EA Play e Xbox Game Pass, e a EA já confirmou que o estúdio também estará desenvolvendo novos títulos da franquia Need for Speed no futuro. O primeiro jogo da equipe a ser lançado pela distribuidora será Grid Legends, que chega às lojas em 25 de Fevereiro.

17 | Tencent adquire a Sumo Digital Group por U$1.27 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Em julho de 2021, a chinesa Tencent anunciou que estava adquirindo a Sumo Digital Group pelo valor de $1.27 bilhões de dólares. A Sumo foi fundada em 1984 sob o nome de Infograme Studios e é a criadora de jogos como Crackdown 3, Little Big Planet 3 e Sackboy. Ela possui diversos estúdios em cinco países diferentes.

No entanto, a aquisição entrou em uma polêmica após o governo dos Estados Unidos iniciar uma investigação para garantir que o processo não prejudique a segurança nacional, já que a Tencent é uma empresa controlada pelo governo chinês. Mas no final tudo parece estar dando certo e a compra pode ser finalizada a qualquer momento.

16 | Embracer Group adquire a Gearbox por U$1.3 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

No dia 3 de fevereiro de 2021 a Embracer Group simplesmente meteu o louco. Neste dia, ela anunciou não só a aquisição da Gearbox por $1.3 bilhões de dólares, mas também a aquisição da Aspyr Media e da Easybrain. Foi certamente um dia movimentado para a equipe.

A Embracer Group também é a empresa-mãe da THQ Nordic e Saber Interactive, enquanto a Gearbox é conhecida por franquias como Boderlands e Brothers in Arms. Agora ela passa a ser irmã destes outros estúdios.

15 | Electronic Arts adquire a Playdemic por U$1.4 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

A Playdemic é um estúdio de jogos mobile que até junho de 2021 pertencia a WarnerMedia, porém foi vendida para a Electronic Arts pelo valor de U$1.5 bilhões. O estúdio é conhecido primariamente pelo jogo Golf Clash, que já acumula 80 milhões de downloads.

14 | Tencent adquire a Leyou por U$1.5 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

A Leyou é uma distribuidora chinesa que possui famosos estúdios como Digital Extremes, Splash Damage, Certain Affinity e Athlon Games. Também é a publicadora do jogo Warframe. Em dezembro de 2020 ela foi adquirida por outra empresa chinesa, a Tencent, pelo valor de U$1.5 bilhões.

13 | Bandai adquire a Namco por U$1.7 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Quase todo mundo conhece a Bandai Namco, mas provavelmente muitos não sabem que Bandai e Namco são empresas separadas, porém em 2005, a Bandai anunciou que estava adquirindo a Namco por $1.7 bilhões de dólares e fundindo as duas companhias.

Hoje ela é dona de algumas das maiores franquias dos videogames como Pac-Man, Dark Souls, Ave Combat, Tekken e em breve, Elden Ring.

12 | Zynga adquire a Peak por U$1.8 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

A Zynga é uma das gigantes dos jogos mobile e em Junho de 2020 adquiriu a Peak, outra gigante dos jogos mobile também. A aquisição foi avaliada em U$1.8 bilhões de dólares e incluía as IPs Toon Blast e Toy Blast.

11 | Facebook adquire a Oculus VR por U$2 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

A realidade virtual ainda não é muito popular, porém no início da década de 2010 a tecnologia teve um salto enorme em visibilidade. A Oculus foi fundada em 2012 e logo depois lançou seu aparelho de realidade virtual, o Oculus Rift. Enquanto a Sony em 2014 anunciava o Playstation VR, que na época ainda era chamado de Project Morpheus.

O Facebook - Hoje chamado de Meta - viu um potencial nesse futuro e não pensou duas vezes em investir nele, por isso em março de 2014 a empresa anunciou que estava adquirindo a Oculus pelo valor de U$2 bilhões, marcando assim sua entrada no ramo. A aquisição foi concluída em Julho do mesmo ano.

10 | Electronic Arts adquire a Glu Mobile por U$2.1 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Entrando no top 10, mais um estúdio mobile demonstra sua força. Em fevereiro de 2021, a Electronic Arts anunciou que estava adquirindo a Glu Mobile por U$2.4 bilhões. O estúdio não é conhecido no Brasil, porém ela faz grande sucesso majoritariamente nos Estados Unidos, onde a maioria seus jogos são protagonizados por estrelas norte-americanas - como Kim Kardashian Hollywood, Tap Sports Baseball, Dine Dash Adventures e Disney Sorcerer's Arena.

A aquisição foi concluída dois meses depois, em Abril, e saiu por U$300 milhões a menos que o esperado, concretizando o negócio por U$2.1 bilhões.

9 | Microsoft adquire a Mojang por U$2.5 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Minecraft atualmente é um dos maiores colossos da história dos videogames. Um joguinho simples sobre blocos e quadrados criado por um pequeno número de pessoas se tornou um dos jogos mais vendidos de todos os tempos. Assim que Minecraft começou a explodir, a Mojang - criadora do jogo - instantaneamente virou alvo de compra de várias empresas bilionárias, porém foi a Microsoft quem levou a melhor.

O anúncio da compra foi em Setembro de 2014 e se concretizou em Dezembro, pelo valor de "apenas" $2.5 bilhões de dólares. A Mojang se tornou um dos estúdios first-party da Microsoft Studios - Hoje Xbox Game Studios - porém a gigante de Redmond garantiu que Minecraft não teria nenhuma exclusividade com o Xbox. Uma história interessante é que a Sony chegou a entrar em contato com a Microsoft perguntando se eles iriam tirar Minecraft do Playstation, porém o jogo permaneceu como multiplataforma.

8 | Embracer Group adquire a Asmodee por U$3.1 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Em dezembro de 2021, a Embracer Group abriu novamente a carteira e anunciou a aquisição da editora de jogos de tabuleiro Asmodee por U$3.1 bilhões de dólares. Um de seus mais recentes jogos é Pandemic. A editora tem mais de 2.300 funcionários através de 22 estúdios.

7 | Sony adquire a Bungie por U$3.6 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

A mais recente aquisição da lista, a Sony anunciou de surpresa no dia 31 de Janeiro de 2022 que estava adquirindo a Bungie - criadora de Halo e Destiny - por U$3.6 bilhões.

O CEO da Sony Interactive Entertainment - Jim Ryan - deu as boas vindas a equipe para a família Playstation. Porém reiterou que o estúdio se manterá como multiplataforma e não fará parte da Playstation Studios, mantendo certa independência.

Esta foi uma notícia bombástica e inesperada, ainda mais se levar em consideração que a Bungie foi responsável por criar Halo, a maior franquia da rival do Xbox. Porém hoje a Microsoft já possui a IP em suas mãos, e a Sony levou para casa somente Destiny, que possui mais de 850 mil jogadores diários, porém o estúdio já tem uma nova IP em desenvolvimento ativo.

6 | ByteDance adquire a Moonton por U$4 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Em Março de 2021 a ByteDance - empresa-mãe do Tik Tok - anunciou que estava adquirindo a Moonton Technology pelo preço de U$4 bilhões. A Moonton é mais um estúdio de jogos mobile conhecido principalmente por Mobile Legends, que possuia 75 milhões de jogadores ativos na época.

5 | Activision Blizzard adquire a King por U$5.9 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Mais uma vez o mercado mobile demonstrando sua força, a King Digital Entertainment é a criadora do mundialmente conhecido Candy Crush, que movimenta rios de dinheiro a cada ano. Em fevereiro de 2016, ela foi adquirida pela Activision Blizzard por U$5.9 bilhões.

4 | Microsoft adquire a ZeniMax Media por U$8.1 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

Uma aquisição que parou a internet por dias e literalmente 0 pessoas estavam esperando. Em 23 de Setembro de 2020 a Microsoft anunciou que estava adquirindo a ZeniMax Media - empresa-mãe da Bethesda Softworks - por U$7.5 bilhões de dólares. A divisão Xbox passaria a ter 8 novos estúdios first-party e seria responsável por IPs de enorme sucesso como The Elder Scrolls, Fallout, DOOM, Wolfenstein, Quake, The Evil Within e mais. E isso sem contar a presença de Todd Howard trabalhando lado a lado com Phil Spencer.

Porém uma grande parcela dos jogadores ainda possuíam uma dúvida: Seriam os futuros jogos da Bethesda exclusivos de Xbox e PC? Essa questão gerou meses de discussões na internet, porém a empresa de Bill Gates não tirou alguns bilhões da carteira para continuar lançando jogo no Playstation, e os futuros lançamentos da editora serão sim exclusivos da caixa - incluindo o colossal The Elder Scrolls VI.

A aquisição foi concluída em Março de 2021, e o valor final foi de U$8.1 bilhões - U$600 milhões a mais que o esperado (Um pouco caro para uma empresa em processo de falência acentuada, não?) - No mesmo dia os jogos da editora já começaram a chegar ao Xbox Game Pass, e todos os futuros lançamentos também serão day-one no serviço.

Apesar de fazer parte da Microsoft, a Bethesda ainda permanece como uma publicadora independente e não faz parte da Xbox Game Studios - se tornando um segundo braço de publicação da divisão Xbox. E a Microsoft também optou por honrar os acordos previamente fechados pela publicadora com Sony antes de sua aquisição, por isso Deathloop e Ghostwire Tokyo permaneceram como exclusivos temporários de Playstation 5 e PC mesmo após sua compra. Já os primeiros jogos exclusivos de Xbox e PC da editora serão Starfield e Redfall, que chegam as lojas no final de 2022.

3 | Tencent adquire a SuperCell por U$8.6 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

A desenvolvedora de Clash of Clans e Clash Royale também não passou em branco do cheque das grandes empresas. Por isso, em Junho de 2016 a Tencent adquiriu o estúdio SuperCell por U$8.6 bilhões. Isto trouxe os mais de 300 funcionários da equipe para o guarda-chuva da gigante chinesa.

Até o momento esta é a maior aquisição do mundo dos games que já foram concluídas, pois as duas primeiras colocadas da lista ainda estão em andamento.

2 | Take-Two adquire a Zynga por U$12.7 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

O mercado de jogos mobile não sabe parar de movimentar dinheiro, dito isso, em 10 de Janeiro de 2022 a Take-Two - O enorme conglomerado responsável pela Rockstar Games - adquiriu uma das maiores publicadoras de jogos de celular do mundo, a Zynga. Criadora de sucessos comercias como Farmville, a aquisição também incluiu a Peak no pacote, na qual foi adquirida pela Zynga 18 meses antes.

O valor do negócio foi de $12.7 bilhões de dólares e permaneceu como a maior aquisição da indústria dos games... Por apenas uma semana, até a próxima da lista chegar.

1 | Microsoft adquire a Activision Blizzard por U$68.7 bilhões

Clique para ver a imagem em tamanho original

No dia 18 de Janeiro de 2022, a Microsoft soltou uma bomba nuclear no mundo dos games ao anunciar a aquisição da Activision Blizzard pelo valor absurdo de $68.7 bilhões de dólares. Esta não é só a aquisição mais cara da história dos videogames mas também é a maior da história da Microsoft, superando a compra do LinkedIn por U$26.2 bilhões em 2016.

Com este acordo, a Xbox será dona de franquias como Call of Duty, Crash Bandicoot, Spyro, Tony Hawk's Pro Skater, World of Warcraft, Diablo, Overwatch, Starcraft e Candy Crush. Junto de 30+ novos estúdios e aproximadamente 10.000 funcionários.

A aquisição ocorreu em meio a um período tenso na Activision Blizzard, onde o governo da Califórnia processou a editora devido a inúmeras acusações de abuso e assédio a funcionárias dentro do local de trabalho. Alguns dias antes, Phil Spencer disse que ia reavaliar sua postura em relação a empresa, porém ninguém imaginou que isso significava que ele ia comprar a coisa toda para resolver isso pessoalmente.

Em poucas horas, a bolsa de valores já sentiu as primeiras reações após o anúncio, pois as ações da Activision Blizzard subiram em 25% em algumas horas, enquanto a Sony perdeu mais de U$20 bilhões em valor de mercado em apenas um dia.

Junto do pacote também está incluso a King Digital Entertainment - desenvolvedora de Candy Crush - que foi comprada pela Activision Blizzard também em 2016. A aquisição deve ser concluída durante a primeira metade de 2023, e até lá a editora ainda se manterá independente da Microsoft. Por enquanto, os seus próximos lançamentos como Overwatch 2, Diablo IV, e os Call of Dutys de 2022 e 2023 permanecerão multiplataforma, porém após este período, os novos projetos devem se tornar exclusivos de Xbox e PC.

Novamente, assim que o processo for terminado, o catálogo do Xbox Game Pass já deve receber todos os títulos disponíveis da distribuidora, incluindo os futuros lançamentos.

Postar um comentário

0 Comentários